Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Projeto apresenta o mundo fantástico da leitura a crianças em Palmeira

Publicado em 13/12/2018 às 09:12 - Atualizado em 13/12/2018 às 09:13

As crianças que se destacaram nos meses do projeto receberam um certificado.
Créditos: Alisson Magalhães / Assessoria PMP Baixar Imagem

Um projeto inédito de incentivo à leitura tem aguçado a imaginação de crianças e adolescentes do município de Palmeira, além de promover o gosto pela leitura nos participantes. Trata-se do projeto “Leitor do mês”, desenvolvido pela equipe de coordenação pedagógica do município. Nesta primeira edição, crianças do Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza participaram da ação, e não fizeram feio. Em três meses e meio, tempo no qual o projeto foi desenvolvido, as crianças leram, ao todo, mais de mil livros.

 

E tanta leitura, como não podia ser diferente, já tem surtido efeitos na vida das crianças. Um bom exemplo é a aluna do 3º ano II Lavínia Rafaela da Silva Werner, de 09 anos. Ela conta que já gostava de ler, ensinada pela mãe, mas um dos livros a ajudou a superar um trauma recente. “O livro que eu mais gostei de ler foi Chapeuzinho Amarelo, porque a história dela me ajudou a perder o medo de cachorro. Eu fiquei com medo depois que um cachorro me mordeu”, contou a pequena, que além de ler fazia um resumo de cada livro para que a mãe pudesse corrigir.

 

O projeto reconheceu as crianças que mais leram nestes meses, em cada turma, premiando as crianças com um certificado. Luciane Vitória Rosa Mariano, de 08 anos, foi premiada duas vezes, e conta que o que mais gostou no projeto foi que isso passou a ajudar mais em seu aprendizado. “Eu consegui ler mais fácil, percebi e entendi melhor os erros de pontuação e como se escrevem algumas palavras”, narrou.

 

Resultados apareceram também na área de comportamento

 

Além do aprendizado, o projeto também apresentou resultados na área comportamental. Um exemplo é a aluna Jana Lara Pedroso, de 10 anos, no 4º ano I, que percebeu que os livros a ajudam a se distrair e a se acalmar. “Eu sempre gostei de ler, porque os livros me ajudam a pensar em várias coisas, a não ter medo, e a ficar menos irritada”, entregou a pequena.

 

As coordenadoras comentam que o objetivo principal do projeto foi de criar laços entre as crianças e a leitura. “Antes elas não sabiam nem encontrar o nome do autor do livro. No fim do projeto elas estava buscando livros indicados pelos outros colegas, que haviam lido”, comentaram as coordenadoras Crislei Paim e Eliane Xavier.