Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Equipe de saúde de Palmeira realiza ação alusiva ao Setembro Amarelo 

Publicado em 29/09/2021 às 21:11 - Atualizado em 29/09/2021 às 21:18


Créditos: Marcela Ramos/ Assessoria De Imprensa de Palmeira Baixar Imagem

A equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS), Vendramino Cândido de Souza da localidade do Mato Escuro, em Palmeira, realizou na tarde desta quarta-feira (29), na igreja Senhor Bom Jesus, uma roda de conversa, alusiva ao Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio. 

Com a participação da comunidade, o objetivo da ação foi explicar o que é a campanha do Setembro Amarelo, assim ressaltando a importância da saúde mental. Segundo a enfermeira responsável pela UBS da localidade, Gessika Soliman, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. “Organizamos essa ação, para que as pessoas da nossa comunidade saibam que podem contar com o apoio da equipe de saúde. Sabemos o quanto a saúde mental afeta nossa vida quando não tratada, e esse é um dos objetivos do Setembro Amarelo, quebrar os tabus e falar abertamente”,  comenta Gessika. 

A psicóloga clínica e do Núcleo de Atenção à Saúde Familiar (NASF), Sylvia Carneiro, foi a palestrante da roda de conversa. Deixando aberto para questionamentos, Sylvia explicou sobre quando as pessoas precisam buscar ajuda. Também deu exemplos do significado de ter uma boa saúde mental e emocional. “É estar de bem consigo e com os outros, reconhecer seus limites, saber se priorizar. Ter saúde mental e emocional também se encontra na capacidade de resolução de conflitos e exigências da vida, ser uma pessoa resiliente. Lidar adequadamente com as emoções, principalmente com as desagradáveis, não as reprimindo e sim, expressando da forma mais saudável possível”, explica a psicóloga. 

Sendo um agente de solidariedade, empatia, bem-estar e prazer, a música também se fez presente na roda de conversa. Com seu violão e sua voz, a técnica de enfermagem, Gabriele Cristina Moreira da Silva, se apresentou com duas canções. 

“Diversas pesquisas comprovam que a música não só faz bem para a alma, como também mantém o equilíbrio de nosso corpo. Ela pode nos fazer lidar melhor com problemas como stress, ansiedade, depressão, dores crônicas, entre outros distúrbios”, diz Gabriele. 

A secretária de Saúde de Palmeira, Simone Silveira, encerrou a reunião agradecendo a toda equipe de saúde e a cada morador da localidade que esteve presente. Além disso, ressaltou que o fato de buscar ajuda profissional não é sinal de fraqueza. “Temos excelentes profissionais em nossas UBS’s a disposição das pessoas. Pedir ajuda demonstra o quanto você está disposto a transformar a situação em que se encontra. Se você está incomodado com seus pensamentos, sentimentos, procure nossa equipe,  daremos acompanhamento de saúde adequado”, conclui Simone Silveira. 

Após os pronunciamentos finais, foi servido um coffee break para todos.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar