Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Palmeira adere programa que viabiliza a coleta e restituição de resíduos sólidos

Publicado em 11/05/2022 às 19:47 - Atualizado em 11/05/2022 às 19:47


Créditos: Assessoria de Imprensa de Palmeira Baixar Imagem

Com o objetivo de realizar a destinação correta dos resíduos sólidos como lâmpadas fluorescentes; eletrodomésticos; pilhas; baterias; pneus, dentre outros, o município de Palmeira recebeu nesta terça-feira (10), os engenheiros do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). 

Recepcionados pela prefeita, Fernanda Cordova, o secretário municipal de meio ambiente, Osni Francisco de Souza e o secretário adjunto de transporte e obras, José Carlos Rodrigues da Silva, os engenheiros apresentaram o Programa “Penso, Logo Destino”, relativo à Logística Reversa de Resíduos Sólidos. 

Conforme explica Fernanda Córdova, também presidente da Amures, ainda será assinado o termo de adesão ao programa. “A ideia é fazer essa assinatura em conjunto com os municípios na assembleia-geral dos prefeitos da Amures. As empresas que produzem esses materiais, têm o dever de buscá-los após utilizados pelo consumidor, então entramos com a arrecadação e divulgação desses resíduos. É um ótimo programa, é importante dar destino correto a esses resíduos que muitas das vezes ficam na natureza”, ressalta. 

 

>> O que é o Programa?

Em 17 de dezembro de 2019, o IMA lançou o Programa Penso, Logo Destino que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, atua como mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.

O Programa Penso, Logo Destino, idealizado pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, é executado em três etapas: Logística Reversa, Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento das três fases do projeto, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla e reutiliza e que menos produz resíduo.

 

>> Logística Reversa

A primeira fase do Projeto consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias. Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.

Para isso, o IMA firmou parcerias com entidades gestoras responsáveis pelo recolhimento e destinação de produtos como lâmpadas, eletroeletrônicos, pneus, embalagens de agrotóxicos e óleos, pilhas e baterias que instalam pontos de coleta nos municípios que aderirem ao Programa, além de promover campanhas de conscientização e arrecadação dos materiais com as instituições parceiras.

Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.

O Projeto Penso, Logo Destino tem como parceiros a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria de Saúde, as prefeituras municipais, entre outras entidades.

 O Programa Penso, Logo Destino visa a conscientização, a mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar